Verdade.
A chuva pode interferir no funcionamento da internet mas em condições distintas. É preciso separar as coisas.

  • Interferência no sinal das antenas não chega a ser algo considerável diante das tecnologias atuais, mas pode diminuir a modulação em casos de tempestades muito densas e de longa duração.
  • Interferência em redes de fibra óptica é zero, pois a fibra óptica não usa energia elétrica e sim luz para levar internet até você, mas o modem óptico de sua casa está ligado à tomada assim como nossos servidores e equipamentos de transmissão. Com certeza é muito mais estável e menos vulnerável. É de longe a melhor opção.
  • Quedas por danos elétricos, isso sim é o mais grave dos problemas.

1.) Descargas Elétricas: As quedas não são devido a água da chuva mas sim, devido às descargas elétricas geradas por raios e relâmpagos que danificam os equipamentos das torres de transmissão e também os que usamos em nossas casas. Por mais proteção que se tenha nas torres, lembramos raios são sempre devastadores e podem danificar algo e leva-se tempo para fazer os devidos reparos.
Já registramos casos de uma mesma estação parar por 3 vezes num período de 15 dias devido à raios. Não há o que fazer, reparar os danos e seguir em frente.
O Brasil possui uma taxa altíssima de incidências de raios, portanto, na estação das chuvas os problemas com internet e telefonia são mais constantes.

2.)  Falta de Energia: Outro ponto são os constantes períodos sem energia elétrica e a demora da concessionária para restabelecer  a rede. Já tivemos vários casos com 3 dias seguidos sem energia onde foi necessário instalar geradores. Neste período é preciso maior compreensão de todos, não há o que fazer.

3.) Oscilações de Energia: Além disso, nesses dias as redes de energia elétrica costumam ter muitas oscilações de voltagem e isso é altamente danoso aos equipamentos eletrônicos, sejam eles eletroeletrônicos como TVs, aparelhos de som, receptor de tv, geladeiras etc… como também para os aparelhos usados para internet como: Computadores, roteadores Wifi, modens de fibra óptica, antenas Wireless etc…

Quanto aos aparelhos de internet e computadores, as quedas de energia são ainda piores causando travamentos no software (programa) que vai dentro dos computadores e aparelhos usados para acessar a internet.

  • No caso dos computadores, as oscilações e quedas de energia danificam o sistema operacional (Windows ou Linux) causando uma série de problemas de mal funcionamento e lentidão.
  • No caso dos aparelhos de internet, ocasiona travamentos dos mesmos o que leva às quedas na internet ou lentidão contínua.

Tudo isso pode ser evitado se os usuários fossem mais cuidados não deixando tudo ligado às tomadas elétricas 24 horas por dia, principalmente em dias chuvosos, mas como hoje em dia usa-se a internet para tudo, a maioria acaba esquecendo e depois paga o preço.

Dica: Caso note que algo está errado, desligue tudo das tomadas, espere por no mínimo 1 minuto e depois religue tudo. Se voltar ao normal, é porque o aparelho poderia estar travado. Se o problema continuar, pode ser que estejam danificados e aí somente fazendo a troca por outro novo.
Obs.: Isto resolve 90% dos chamados feitos ao suporte técnico, então antes de ligar, faço isso mas nunca troque ou mexa nos cabos.

Verifique também se seu computador está lento para carregar o Windows ou outro programa como Word, Excell, jogos etc…
Entenda: Computador Lento = Internet Lenta.
Como em geral se usa muito mais a internet, as pessoas confundem a lentidão do computador  com os problemas da internet  e dizem que o problema é com ela, mas pode ser o computador com defeito ou com vírus.

Leia mais dicas…

Agora você já sabe, economize.

tomada