Grande parte dos chamados no suporte das operadoras de internet, estão em sua maioria nas dependências do usuário. A maioria faz uso inadequado da tecnologia. Dentre estes problemas temos: Wifi muito distante, cabos desconectados, computador lento, vírus no sistema, planos com baixa velocidade, etc…

Tópico 1) Sites lentos
Internet não é só Facebook e Youtube.
Se o Facebook está lento julga-se que tudo está lento. Entenda que o provedor não é dono das redes lá fora, e sim de sua rede local limitada a sua área de atuação, portanto, não tem “poder” para controlar ou decidir a velocidade de envio da outra ponta onde você está conectado como o Facebook por exemplo. A outra ponta é quem decide as políticas de velocidade que será entregue na casa do usuário. Claro que seu provedor também tem sua parcela nisso, realizando investimentos importantes que suportem e garata o tráfego de seus clientes.

Sites que ocasionalmente podem ficar mais lentos são aqueles tem alta demanda de acesso como: Facebook, Netflix, Youtube, Bancos, Governo (INSS, Receitas Federal e Estadual, Portais de Edução) etc… porque recebem um número muito grande de conexões e nem sempre tem infraestrutura para tanta demanda. A dica é testar outros sites que sempre são mais rápidos.

Lembre-se, a internet é uma rede de redes e todos os dias várias dessas redes estão sujeitas a inúmeros problemas que causam lentidão e até mesmo parada total do serviço como: Sobrecarga nos servidores, saturação nos backbones (links de longa distância), rompimento de cabos terrestres e submarinos, obras, danos elétricos e tantos outros intemperes da natureza, etc…

Conclusão:  Se você tem um bom plano com velocidade acima de 10 Megabits, não que dizer que a outra ponta também vai te entregar os mesmos 10M se ela só tiver 2M para te atender naquele momento. Por isso, cada site responde com velocidades diferentes. Agora, se todos os sites estão lentos, tem algo errado em sua residência ou em seu provedor de serviços.

Mas então por que contratar um plano com mais velocidade? Lembre-se que a internet está crescendo e a cada dia mais redes de alta qualidade também estão surgindo. Com mais velocidade você terá acesso tecnologias como IPTV, VoD (Netflix), computação em nuvem, telefonia, vídeo conferências, ensino a distância (EAD) etc…
Claro que há situações que se tornam muito difíceis para os leigos no assunto entenderem.
Problemas sempre vão existir, aprenda a conviver com as falhas da tecnologia e abra um chamado no suporte técnico de seu provedor e resolva seu problema.

Curta nossa página no Facebook em : https://www.facebook.com/redenowtech